Primeira reunião pública sobre a licitação do transporte coletivo tem 40 pessoas em Camobi

José Quintana Jr.

Primeira reunião pública sobre a licitação do transporte coletivo tem 40 pessoas em Camobi

A Iniciativa é para dar transparência ao processo e para ouvir as sugestões da população sobre as linhas de ônibus. Foto: Ariéli Zigler (PMSM)

Ao todo, 40 pessoas compareceram na primeira reunião pública sobre a licitação do transporte coletivo realizada em no CTG Sentinela da Querência, Bairro Camobi, na noite de quinta-feira (3). O encontro entre a prefeitura a e a comunidade local apresentou os detalhes do processo licitatório, assim como as sugestões dos moradores do bairro para melhorar o sistema.

Os participantes, entre eles usuários do transporte coletivo, empresários do setor, representantes de entidades e vereadores, receberam panfletos com respostas para as principais dúvidas sobre a licitação. As perguntas “porque Santa Maria vai realizar a licitação para o transporte coletivo?”, “quais são os benefícios que a licitação vai trazer para a população?”, “a licitação vai interferir no preço da passagem?”, “o que a licitação diz sobre a quantidade de linhas de ônibus?” e “quanto às paradas?” estão respondidas no material, que será distribuído em todas as discussões com a comunidade. 

Há, ainda, outras 11 reuniões previstas em todas as regiões de Santa Maria, e mais uma audiência pública, de caráter formal, em 24 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, às 19h. 

– Pedimos que a população participe dessas reuniões, porque é uma forma de evitarmos problemas futuros. Ninguém melhor do que os moradores no bairro para apontar no que o sistema precisa melhorar. Por isso, eu digo, Santa Maria é a cidade cuidando e ouvindo as pessoas – afirmou o prefeito Jorge Pozzobom. 

O secretário de Mobilidade urbana, Orion Ponsi, apontou os principais itens previstos para o novo contrato, além as medidas tomadas pelo município para evitar que o custo do sistema não fosse repassado integralmente aos usuários durante a pandemia. O subsídio de R$ 6,2 milhões foi a principal delas, além da unificação de linhas com poucos passageiros, a isenção de impostos para as empresas concessionárias em 2021, além da redução no número de cobradores. Atualmente, a passagem custa R$ 4,50 para quem utiliza os cartões Cidadão e Vale-transporte e R$ 5 para quem paga em dinheiro. 

Como irá funcionar

Entre as informações apresentadas, está o número de linhas de ônibus, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais, pois não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais. Também foi informada a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de oito anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico. 

Quanto às frequências das linhas, o município vai baseá-las em estudos técnicos, conforme a demanda. Porém, a comunidade está convidada a sugerir horários. As definições serão tomadas de forma conjunta entre a prefeitura e a população. 

As novas tecnologias também foram tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros.  Também haverá um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus. Todas as tecnologias estarão interligadas no chamado Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira. 

– A licitação não é apenas um processo formal e exigido, inclusive, judicialmente. A licitação é uma ferramenta para que o sistema de transporte coletivo seja adaptado às atuais necessidades de Santa Maria, que, nos últimos 50 anos, evoluiu muito e se transformou em termos residenciais, comerciais e de serviços –  afirmou secretário de Mobilidade urbana, Orion Ponsi,. 

O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. A licitação será lançada após o término de todos os encontros com a comunidade. As discussões públicas terão fim em 24 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, em uma audiência pública que servirá para validar do processo. Depois, a licitação será enviada pela prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. A parte que compete ao ´município será concluída até o início de dezembro, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana. 

A prefeitura fará outros investimentos na infraestrutura do transporte coletivo. A construção de um novo terminal de embarque e desembarque na Avenida Rio Branco e a instalação de corredores de preferenciais para ônibus nas ruas Riachuelo e André Marques e na Avenida Presidente Vargas e o início das tratativas para fazer o mesmo na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, e na ERS-509, na Faixa Velha de Camobi, vias que não são de domínio do Município. 

A próxima reunião pública ocorre na segunda-feira (7), na Escola Batista, no Bairro Salgado Filho, às 19h.

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